Começaremos aqui com as Bebidas Compostas. São bebidas prontas que podem ser misturadas para formar outras bebidas. Obtidas através do processo de fermentação inicialmente, e depois destilação, filtragem ou infusão. São comumente confundidas com coquetéis. A esse processo pode ser acrescentado álcool, corantes, açúcar, para corrigir o paladar, a cor e o buquê da bebida. À esses ingredientes são agregadas as matérias primas, raízes, frutas, sementes, cascas de árvores maceradas, cozidas em água. A exemplo temos a Angostura, que é um Bitter, exemplo desse tipo de bebida, que é usado com parcimônia e contém mais de 72 ervas em sua composição.
Como outro exemplo de Bitter temos o Campari, bebida amarga, mais diluída que a Angostura, a base de ervas e que é ótima base para coquetéis principalmente devido a sua cor forte. Foi inventado pelo italiano Gaspare Campari, 1862 e 1867. Hoje ainda a bebida tem a mesma composição original, graças à fórmula e segredo de quase 150 anos. No inicio surgiu como Licor, depois diminuiu o açúcar e se perpetuou a fórmula. A cor do Campari é atribuída a cochonilha, um pequeno inseto que dá essa cor vibrante e diferente a bebida. Esse corante é utilizado desde a antiguidades pelas civilizações astecas e mais.
Vermouth
São bebidas que tem como base o vinho, acrescido de ervas, plantas, açúcar, caramelo, álcool vínico. São produzidas através de infusão. Os Martinis que estão no mercado, desde o Dry até o Bianco e Rosé, são exemplos de Vermouths, e se prestam muito bem a coquetéis também.
Licor
É uma bebida doce, a base de álcool misturado com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores, cremes e adoçada com sacarose, mel ou glicose. O termo vem do latim Liquore que significa Líquido. Como exemplo dessa bebida temos o Amaretto, licor de origem Italiana, feito de infusão de Damascos, caroços de Drupas - Pêras, e um leve toque de amêndoas. É o licor mais vendido no mundo e sua receita uma das mais antigas. Possui sabor único e delicado. Vai muito bem acompanhado de Café, ou com Sobremesas. Bem como na preparação de alguns doces. Também muito conhecido e com uma Curiosidade na sua composição é o Amarula, licor de Marula, frutinha tipicamente Africana e que ao ser ingerida por animais e fermentar no estômago, se transforma em álcool e os deixa embriagados. Nada incomum encontrar Elefantes bêbados, nas proximidades onde essas frutinhas são encontradas. Rendeu até o rótulo desse licor que tem um elefante estampado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário