Vinhos
Os vinhos são uma Bebida Fermentada de Uvas, das mais diversas Cepas. Existem as Vitis Americanas e as Vitis Viníferas, representantes de cepas distintas. As americanas produzem apenas Vinhos de Mesa, de má qualidade e são proibidos na maior parte do mundo, o que não ocorre no Brasil. As uvas mais comuns nesse tipo de vinho são a Bordô e Izabel, que para a produção de sucos são ótimas. Já as Viníferas, são as uvas européias, sendo representadas pela Malbec, Tannat, Sirah, Cabernet Sauvignon, Merlot, dentre outras.
Para sua produção, após a coleta é necessário fazer o desengace, que consiste na retirada das uvas dos talos, maceração, adição de água que forma o mosto, que é fermentado e só então passa por filtragem e envase. Essas são as etapas básicas para se produzir vinhos. Alguns podem ser maturados, outros não.
Além do tipo de uva, também deve-se observar alguns cuidados na produção para se ter diferentes tipos de vinho, a exemplo dos Vinhos Tintos, Vinhos Branco, Vinhos Rosé, Vinhos Espumantes e Frisantes e Vinhos Fortificados, onde esse último tem um acréscimo de Aguardente Vínica, em geral Conhaque, para que tenha graduação alcóolica superior, chegando a 20°.
Os Vinhos espumantes podem ser produzidos através de dois métodos, o Champagnoise, como é produzido o Champagne que só pode receber esse nome se produzido na região de Champagne na França, como representante dos mais famosos temos o Veuve Clicquot, é feito a partir da fermentação do vinho, acrescido de aguardente vínico e açúcar, é envasado para seguir com uma segunda fermentação que irá produzir naturalmente o gás dessa bebida na própria garrafa. Já o método Asti é mais comum e invés da bebida fermentar na própria garrafa, vai para a segunda fermentação em tanques de inox. Já os Vinhos Frisantes, possuem menos gás o tem acrescido de forma artificial no momento do envase.
Extremamente versátil os vinhos fazem parte de diversos coquetéis refrescantes, podendo ser misturados com sucos e bebidas gaseificadas para o famoso Punch ou Ponche, que tem ainda adição de frutas em pedaços, ou os mais sofisticados Kir feito com Vinho Branco e Kir Royale que leva Champagne, ambos com Licor de Cassis.
No caso do Vinho Carreteiro, de péssima qualidade, tem em seu rótulo que é um vinho tinto, bem como o Sangue de Boi e Gallioto. Como vimos anteriormente são produzidos a partir de uvas americanas, que ao serem fermentadas liberam uma enzima chamada Malvedina que é prejudicial a saúde e deviam ser apenas para a produção de sucos.
E como não pode faltar, o mercado nos bombardeia com rótulos que nem sempre são o que realmente dizem ser, como a Catuaba por exemplo, vendida como vinho, mas que é na verdade uma Bebida Composta de Água, Vinho Tinto, Açúcar, Extratos Vegetais, Álcool Etílico potável e conservadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário